Quando o professor planeja?

O planejamento pedagógico é parte essencial do trabalho docente. É nesse momento que o professor organiza as aulas, elabora estratégias de ensino, analisa as necessidades dos estudantes e prepara atividades que contribuem para uma aprendizagem de qualidade.

No entanto, esse tempo tem sido cada vez mais consumido por outras demandas da rotina escolar. Reuniões, formações, plataformas digitais, relatórios, pareceres, devolutivas, formulários e novas exigências administrativas acabam ocupando um espaço que deveria ser destinado ao planejamento.

Como consequência, muitos professores relatam que precisam levar esse trabalho para casa. Horas que deveriam ser de descanso, convivência familiar e recuperação física e mental passam a ser utilizadas para preparar aulas e cumprir atividades que não conseguiram ser realizadas durante a jornada de trabalho.

Essa realidade contribui para o aumento da sobrecarga, da exaustão e do adoecimento dos profissionais da educação, além de reduzir o tempo disponível para aquilo que é a essência da docência: ensinar.

O planejamento pedagógico não é um privilégio. Ele integra a jornada de trabalho do professor e representa uma condição fundamental para garantir a qualidade da educação oferecida aos estudantes.

Diante desse cenário, é necessário refletir sobre a organização do trabalho nas escolas. Quantos relatórios são realmente indispensáveis? Quantas plataformas poderiam ser unificadas? Quantas reuniões poderiam ser reorganizadas para tornar a rotina mais eficiente? E, principalmente, até quando os professores continuarão levando trabalho para casa para atender a uma quantidade crescente de demandas burocráticas?

Valorizar a educação também significa respeitar o tempo de trabalho dos profissionais da escola e criar condições para que possam exercer sua função com qualidade, equilíbrio e dignidade.

O SINSEP seguirá acompanhando essa pauta, dialogando com a categoria e cobrando do poder público medidas que reduzam a burocratização do trabalho docente, assegurando melhores condições para o exercício da profissão e fortalecendo a valorização dos profissionais da educação.