Saúde de São José dos Pinhais em colapso

Os trabalhadores municipais de São José dos Pinhais realizam um ato de denúncia do colapso da Saúde do município. A mobilização ocorre na Unidade de Pronto Atentimento (UPA) Afonso Pena, nesta quinta-feira (18/05), a partir das 14h.

Se o termo “colapso” parece forte, vamos aos fatos:

Das três maiores unidades de atendimento, foram fechadas duas – sendo uma delas o Pronto Socorro do Hospital São José. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rui Barbosa e a Unidade Básica de Saúde Braga são as outras duas. Também foi anunciado o fechado o laboratório municipal.

A UPA Afonso Pena foi a única unidade de porte que sobrou. Além da sobrecarga de pacientes gerada pelos fechamentos, ela ainda sofre com déficit de médicos, enfermeiros, técnicos e todo tido de profissional.

Estes são alguns elementos que fazem o termo colapso está na boca dos trabalhadores da UPA Afonso Pena. Não há condições de lidar nem com a quantidade nem com o tipo de atendimento que procura a unidade.

Apesar de não ter um setor de traumatologia, os trabalhadores estão tendo que atender pacientes com fraturas. E pra piorar, o Raio X quebrou no início de maio.

“Reorganização ou desmonte?”

O fechamento das unidades é parte do que o Prefeito Toninho Fenelon (“da Farmácia”) apresentou como “reorganização da Saúde de São José”. Além do que já foi feito, a gestão ameaça fechar as farmácias populares. O que o prefeito chama de “reorganização”, os trabalhadores têm chamado de “desmonte”. E o resultado destas medidas é o atual colapso da Saúde Pública de SJP.

O prefeito argumenta que existe um rombo de R$ 40 milhões na Saúde do Município. A reorganização (ou desmonte) seria uma forma de “estancar a sangria”, “tapar o rombo” do orçamento da secretaria. Mas o que podemos ver na UPA Afonso Pena é colapso, sangria desatada e rombo crescente no atendimento à população.

Ato-denúncia dos trabalhadores

Os trabalhadores municipais, organizados pelo Sinsep, convocam toda a comunidade para um ato de denúncia do colapso da Saúde de São José dos Pinhais. A mobilização acontece nesta quinta-feira, dia 18 de maio, a partir das 14h na UPA Afonso Pena. O ato faz parte do dia de paralisação dos trabalhadores municipais, que estão em campanha salarial. Converse com seus colegas de trabalho, chame a família e os vizinhos. Só a luta dos trabalhadores pode reverter esta situação.

Medidas do desmonte da Saúde de SJP

- Fechamento da UPA Rui Barbosa

- Fechamento da UBS Braga

- Fechamento do laboratório municipal

- Ameaça de fechamento do Pronto Socorro do Hospital São José

- Ameaça de fechamento das Farmácias Populares