Condições de trabalho em pauta, em São José dos Pinhais

Depois de muita pressão do Sinsep, a Prefeitura de São José dos Pinhais disponibilizou para o sindicato o acompanhamento de alguns programas que dizem respeito às condições de trabalho e saúde do trabalhador municipal.

A partir de agora, estarão disponíveis o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o LTCAT (Laudo Técnico de Controle do Ambiente de Trabalho). Estas siglas representam a possibilidade de uma maior ação do sindicato e dos próprios servidores diante de condições insalubres ou perigosas de trabalho.

Desde 2016, o Sinsep luta para que a Prefeitura elaborasse e divulgasse os laudos dos programas. A pesquisa nos locais de trabalho foi concluída em outubro de 2016, mas somente agora a gestão divulgou os resultados.

Os dados dizem respeito a todas as unidades de trabalho do município de São José dos Pinhais. A partir deles, é possível lutar por melhores condições e adicionais de 10%, 20% e até 40% do salário mínimo regional de insalubridade.

Os laudos formam um documento extenso, detalhando informações sobre todos os locais de trabalho. Todos os servidores devem ler os laudos e questionar o que não estiver batendo com a realidade. Qualquer questionamento, informe ao Sinsep por email (sinsep@sinsep.org.br), mensagem no facebook (www.facebook.com/sinsep) ou por telefone (36826364).